Andropausa



Andropausa

foto artigo




Desde há uma década, pesquisas têm tentado demonstrar que o fenómeno é causado por alterações fisiológicas.


Até ao advento da Andrologia, pensava-se que impotência masculina tinha origem psicológica.

Os sintomas da Andropausa era confundidos com a crise da meia idade – um fenómeno diferente com características psico-sociais que, contudo, pode ter consequências semelhantes aos da Andropausa: irritabilidade, diminuição da potência sexual e modificação dos padrões de comportamento.
Desde há uma década, pesquisas têm tentado demonstrar que o fenómeno é causado por alterações fisiológicas, nomeadamente pela diminuição de segregação de testosterona (hormona masculina), à medida que o tempo passa.
Mas apesar dos avanços científicos e da ligação entre a queda de produção testicular e o envelhecimento, o assunto continua controverso no seio da comunidade médica. Se por um lado, os sintomas da Menopausa são fáceis de detectar (com a paragem do período menstrual e com alterações hormonais e comportamentais), no que diz respeito à Andropausa o assunto não é tão simples.
Há especialistas que defendem que a Andropausa é apenas uma condição psicológica; outros diagnosticam-na, fazendo associação à redução da libido, disfunção eréctil e outras reacções relativas à performance sexual; outros ainda acrescentam atrofia muscular, aumento da gordura corporal, alterações de humor e diminuição da força.
Sintomas
Toda a abrangência de sintomas, cuja intensidade e manifestação parecem divergir de homem para homem, faz com que existam muitas excepções à regra para definir objectivamente o conceito Andropausa. Eis alguns sintomas que podem acompanhar uma situação de Andropausa. O diagnóstico, porém, apenas poderá ser ditado por um médico, mediante a avaliação específica e especializada das condições apresentadas pelo paciente.
SONOLÊNCIA/FADIGA:


Queda acentuada na energia, que poderá levar a uma maior necessidade de horas de sono.
Copyright © 2005 Portal Unimed and its licensors. All rights reserved.

FALTA DE VIRILIDADE:


Menos erecções e falta de confiança no acto sexual. Outros sintomas podem incluir decréscimo de interesse na realização de novos projectos e uma diminuição do espírito competitivo.
Saúde Sexual

DEPRESSÂO:


Mais do que qualquer outro sintoma este é, talvez, o que ocorre mais regularmente. A depressão é uma má experiência seja qual for a altura da vida. Mas quando surge num homem de meia idade a situação pode ser especialmente grave, uma vez que os mecanismos de motivação responsáveis por uma eventual mudança são mais escassos. O perigo da situação é facto desta depressão ser confundida com um problema emocional “convencional” e não ser vista como o resultado de uma alteração bioquímica causada pelo declínio dos níveis de testosterona. 

REDUÇÃO DA LIBIDO:


É um sintoma particularmente deprimente para os homens e respectiva parceira sexual. Manifesta-se gradualmente e afecta a vida sexual em todos os sentidos. Basicamente, traduz-se na diminuição de fantasias sexuais e de todas as emoções e instintos envolvidos. É como se essa parte da vida deixasse de existir.
no

REDUÇÃO DA POTÊNCIA SEXUAL E/OU DO TAMANHO DO PÉNIS:


Redução da potência significa diminuição da capacidade para atingir a erecção e de a manter. Existe um teste clássico para ajudar a discernir o problema: se as erecções nocturnas ou pela manhã se mantiverem então qualquer sintoma de impotência experimentado pelo homem pode ter origem psicológica ou na qualidade da relação que mantém com a sua parceira.

EJACULAÇÕES MENOS ABUNDANTES:


A causa reside na diminuição da força dos músculos envolvidos no processo, que concentram níveis altos de testosterona.
espematozoi.gif

AFRONTAMENTOS/SUORES:


O rubor intenso na face e no pescoço podem ser um problema, uma vez que afecta zonas expostas do corpo e exterioriza informações sobre o estado emocional. Os suores nocturnos podem ser realmente intensos.

DORES NAS ARTICULAÇÕES:


Sair da cama de manhã pode ser problemático. As dores na região lombar podem parecer particularmente estranhas, especialmente depois de uma noite de descanso.

DETERIORAÇÃO DA ESTRUTURA ÓSSEA:


Ocorre em casos avançados de deficiência dos níveis de testosterona. As consequências são particularmente graves nos homens de mais idade.
joelho com a cartilhagem gasta

PROBLEMAS CIRCULATÓRIOS:


A testosterona parece ter um papel importante no transporte do sangue até às extremidades do corpo. Existem evidências que protege o coração e reduz a incidência de doenças cardíacas. Tratamento O tratamento de reposição da testosterona e derivados é uma prática comum. Assemelha-se à terapia de reposição da hormona sexual feminina (estrogénio), mas ainda envolve muitas dúvidas quanto à sua segurança e eficácia.

Tratamento


Na verdade, ainda não existem dados consensuais quanto a questões tão lineares como dose prescrita ou duração do tratamento.

Sabe-se, contudo, que os tratamentos de testosterona têm efeitos colaterais que podem incluir cancro na próstata e doenças cardiovasculares.
Devido aos riscos envolvidos na saúde, um tratamento hormonal apenas pode ser feito com acompanhamento médico.
O tratamento de reposição da testosterona e derivados é uma prática comum. Assemelha-se à terapia de reposição da hormona sexual feminina (estrogénio), mas ainda envolve muitas dúvidas quanto à sua segurança e eficácia. 


Na verdade, ainda não existem dados consensuais quanto a questões tão lineares como dose prescrita ou duração do tratamento.

Sabe-se, contudo, que os tratamentos de testosterona têm efeitos colaterais que podem incluir cancro na próstata e doenças cardiovasculares.
Devido aos riscos envolvidos na saúde, um tratamento hormonal apenas pode ser feito com acompanhamento médico.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s


%d bloggers like this: