Saúde e beleza de dentro para fora



Saúde e beleza de dentro para fora


O reflexo dos alimentos, sol e cigarro na saúde da sua pele


Com a idade, a pele passa a produzir menos colágeno e perde elasticidade, ficando mais fina e menos macia.
Para manter a pele saudável e bonita por mais tempo, é preciso de alguns cuidados específicos:
  • Dieta equilibrada;
  • Atividade física regular;
  • Proteção contras os efeitos nocivos dos raios ultavioletas;
  • Limpeza diária;
  • Ingestão de água.
  • Não fumar
Dicas para uma dieta equilibrada

  • Mastigue bem os alimentos e evite líquidos com as refeições
  • Alimente-se a base de frutas, hortaliças e alimentos integrais, ricos em fibras. Estes auxiliam o funionamento intestinal. Consuma de 3 a 5 porções frutas diariamente.
  • É no intestino que acontece a separação do que deve entrar no nosso organismo (nutrientes) e aquilo que deve ser dispensado (restos alimentares e detritos) e o pleno funcionamento desse sistema tem tudo a ver com a celulite, o seu humor, a sinusite e várias doenças.
  • Consuma probióticos e prebióticos diariamente. Os probióticos são bactérias boas que equilibram a flora intestinal. São encontrados em pó ou cápsulas ou menos efetivos em leites fermentados e iogurtes. O prébiótico é o “alimento das bactérias boas”, ou seja dos probióticos e portanto tão importante quanto. São encotrados no alho, cebola, alho-poró, alcachofra, aspargo, chicória e banana verde. Podem ser adquiridos comercialmente também.
  • Abuse de alimentos ricos em vitaminas antioxidantes ( vitamina C e vitamina E):
– contribuem para a formação do colágeno (principal proteína que dá sustentação a pele),
– ajudam a combater o envelhecimento precoce.
– juntos melhoram a circulação sangúinea
– melhoram a cicatrização.
  • A vitamina C encontramos em frutas cítricas (laranja,limão, acerola, goiaba, morango), folha de beterraba, brócolis, couve, cebola, pimentão, banana.
  • A vitamina E está presente nos cereais integrais (arroz, centeio, gérmen de trigo), óleos vegetais prensados à frio, verduras de folhas verde-escuras, nozes, castanhas, sementes, batata-doce, etc.
  • Consuma alimentos ricos em vitamina A e o beta-caroteno. Estes ajudam na regeneração celular, melhorando a superfície dos tecidos e deixando-os mais bonitos. São encontrados em alimentos amarelos e alaranjados como, abóbora, moranga, manga, em óleos de peixe, alfafa, brócolis, couve, salsinha,etc.
  • Beba bastante líquido,principalmente água sem gás ou sucos frescos (pelo menos 8 copos por dia)
  • Modere oconsumo de bebidas acóolicas e cafeína
  • Evite alimentos gordurosos, carnes vermelhas e frituras. Consuma mais peixes nas refeições.
  • Não cozinhe os vegetais por muito tempo pois há perda de vitaminas na água;
  • As vitaminas A, D, E são melhores absorvidas na presença de gordura. Acrescente um pouco de azeite ou óleo nas refeições.
  • Sementes oleagenosas são ricas em ômega-3 e ômega-6. Estas substâncias são poderosos antioxidantes.
    Atividade física
    Existem inúmeros motivos positivos para praticar exercícios físicos regulares.
    Mas você sabia que:
  • os exercícios melhoram a atividade anti-radicais livres, chamada antioxidante?
  • aumentam a produção de substâncias químicas, que têm grande ação contra o envelhecimento?
  • produzem sensação de calma e alegria?
  • tem ação anticancerígena?
  • melhoram a capacidade mental?
    Portanto, a atividade física tem papel indispensável para a manutenção de uma pele mais saudável!
Cuidados com o sol

  • Proteja-se diariamente antes de sair de casa.
  • Não tome sol depois das 10h e antes das 16h.
  • Use filtro solar com FPS 15 ou mais e certifique-se que este apresenta proteção anti UVA e anti UVB.
  • Proteja os lábios, com protetor FPS 15
  • Não esqueça dos seus olhos. Proteja-os através de óculos que bloqueiam os raios ultravioletas.
  • Não faça bronzeamento artificial, pois estes são fontes artificiais de ultravioleta.
  • A exposição excessiva ao sol é responsável por 90% dos casos e câncer de pele.
  • O sol é extremamente importantes se for tomado antes das 8h. Pois aumenta a produção de vitamina D, essencial para a formação e manutenção dos ossos e dentes. É coadjuvante no tratamento da osteoporose.
Cuidados com o cigarro
  • Fumar aumenta uma enzima da pele, matrix metalloproteinase-1, resultante do aumento de ruptura de colágeno e diminuição da produção de colágeno. O efeito geral causa enrugamento e perda da elasticidade.
  • Além disso, a constricção de capilares na pele causada pelo fumo reduz o suprimento de oxigênio na pele, afetando negativamente a saúde da pele e a aparência em geral.
  • Segundo Amanda Sandford, da ONG britânica Action on Smoking and Health (ASH), “nenhuma quantidade de creme antirugas vai remover as rugas causadas pelo cigarro, então a melhor forma de os fumantes evitarem uma aparência de ameixa enrrugada é parar de fumar”
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